Filtro de Daltonismo

Ação da URH aborda saúde emocional de pacientes oncológicos

Durante o Outubro Rosa, palestra oferecida aos servidores da Administração Central busca provocar reflexões e oferecer suporte para a manutenção da saúde mental durante o tratamento de câncer

4 de novembro de 2024 1:40 pm Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de Vida

Atividade aconteceu na sede do Centro Paula Souza | Foto: Divulgação

Componente vital durante o tratamento oncológico, a saúde mental é responsável direta pelo bem-estar, além de auxiliar na recuperação dos pacientes. Manter o suporte emocional adequado pode reduzir níveis de ansiedade e depressão, além de melhorar a adesão ao tratamento e os resultados clínicos. Atualmente, profissionais de saúde têm integrado estratégias de tratamento que priorizem a saúde emocional, oferecendo recursos e ferramentas de enfrentamento para ajudar os pacientes a lidarem com os desafios emocionais, promovendo uma abordagem mais completa e humanizada no cuidado oncológico.

Pensando nisso, na última quinta-feira (31), a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) promoveu uma palestra na sede da instituição, na região da Santa Ifigênia, na Capital paulista, para os servidores administrativos e docentes em coordenação de projetos da Administração Central sobre a saúde emocional durante o tratamento de câncer.

A convidada para a ação foi a servidora Cintia Cristina de Barros, do Núcleo de Licitações (NL) da Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf) do CPS que, além de Administradora de formação, atua com terapia integrativa. Com o objetivo de refletir sobre o câncer, destacar a importância do tratamento auxiliado com profissionais especializados em saúde emocional, explicar e praticar a técnica de Técnica de Liberação Emocional (EFT, do inglês Emotional Freedom Techniques), Cintia destacou os impactos emocionais na descoberta do câncer, deu dicas de como cuidar da saúde mental e física e aplicou a técnica com os participantes.

 

Compartilhe


Veja também