URH prepara série de treinamentos para Etecs e Fatecs

Mais de 35 ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas estão previstas para o primeiro semestre de 2021; o objetivo é desenvolver competências e habilidades dos diretores de serviço novos e em continuidade

2 de março de 2021 10:08 am Desenvolvimento de Pessoas

Os encontros virtuais ao vivo (webinars) acontecerão pelo Microsoft Teams, plataforma institucional de comunicação do CPS | Foto: Mika Baumeister/Unsplash

O ano de 2021 será repleto de ações de treinamento e desenvolvimento para servidores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Para o primeiro semestre, estão previstas mais de 35 ações promovidas pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) às unidades de ensino. O objetivo é prover os novos diretores de serviço da área administrativa de competências e habilidades para a execução de suas tarefas, além de atualizar os demais sobre os procedimentos.

A primeira das ações já está disponível pelo Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO), que lançou um novo Guia de Orientações para a sala virtual de ginástica laboral e academia do CPS, com o objetivo de levar bem-estar e qualidade de vida aos 20 mil servidores da instituição.

O Núcleo de Contagem de Tempo (NCT) pretende lançar, nesse semestre, uma série de vídeos explicativos sobre diversos processos da área, como a concessão de adicionais, gratificações e aposentadoria, por exemplo. Estão previstos também alguns encontros virtuais ao vivo (webinars) do Núcleo de Movimentação de Pessoal (NMP) para orientar sobre os procedimentos adequados para a acumulação de cargos, afastamentos, readaptação, dentre outros processos. Assuntos como admissão, prorrogação de contratos de docentes e licença-gestante serão abordados pelo Núcleo de Controle Funcional (NCF) por meio de vídeos explicativos.

Para tratar sobre os procedimentos de evolução funcional, progressão e promoção, o Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF) irá combinar a realização de webinars com a disponibilização de vídeos instrucionais. Já o Núcleo de Pagamento de Pessoal (NPP) irá focar nos encontros virtuais para orientar os assuntos relativos à folha de pagamento.

No segundo semestre, o NPSO pretende realizar outros dois webinars para falar sobre saúde e segurança do trabalho e insalubridade. Outras ações estão sendo planejadas e serão oportunamente divulgadas.

Treinamento e Desenvolvimento

As ações são coordenadas pelo projeto de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas da URH. Segundo a Prof.ª Me. Karen dos Reis Fernandes Teixeira, que encabeça a iniciativa, este é um momento oportuno para a Coordenadoria. “Treinar e desenvolver os servidores das nossas 296 unidades de ensino de maneira funcional e abrangente sempre foi um grande desejo da URH”, contou. Para ela, o avanço na utilização das ferramentas e plataformas digitais no último ano abriu um leque de possibilidades. “Agora, tudo vai acontecer pela internet e isso facilita muito a dinâmica dos treinamentos. Além de diminuir significativamente os custos, a mesma informação chega a todos os servidores da mesma maneira e ao mesmo tempo”, completou.

Para o Prof. Dr. Edson Costa, que também coordena o projeto, as ações buscam atender às necessidades não só das unidades de ensino, como também da própria URH. “Cada área fez um levantamento dos principais pontos que incorrem em dúvidas das unidades de ensino e decidiu a melhor forma de transmitir os conteúdos, de maneira síncrona ou assíncrona”, disse. “Tomamos o cuidado para que as datas não se sobrepusessem umas às outras, nem aos períodos de grande volume de tarefas nas Etecs e Fatecs, para o maior aproveitamento possível”, finalizou.