URH parabeniza servidores pelo Dia do Funcionário Público

Em mensagem encaminhada aos servidores administrativos e docentes por meio de suas contas institucionais nesta quarta-feira, dia 28, quando se comemora o Dia do Funcionário Público, a Unidade de Recursos Humanos (URH) ressaltou o papel […]

28 de outubro de 2020 9:00 am Desenvolvimento de Pessoas

Cartão comemorativo também foi enviado pela URH aos funcionários públicos do CPS. | Foto: Divulgação

Em mensagem encaminhada aos servidores administrativos e docentes por meio de suas contas institucionais nesta quarta-feira, dia 28, quando se comemora o Dia do Funcionário Público, a Unidade de Recursos Humanos (URH) ressaltou o papel fundamental desempenhado pelos profissionais do Centro Paula Souza (CPS). São quase 20 mil funcionários públicos em diversas áreas de atuação na instituição em todo o Estado, distribuídos pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Vicente Mellone Junior, coordenador técnico da URH, destaca que há motivos para comemorar. “O comprometimento dos nossos servidores neste momento de adversidade, ocasionado pela pandemia da Covid-19, é impressionante”. Professores e funcionários administrativos mantiveram suas atividades profissionais à distância com qualidade e eficiência. “O engajamento de cada um colabora para a educação profissional e tecnológica de excelência que oferecemos e é a nossa razão de trabalhar e acreditar no que faz”, completou.

O trabalho realizado pelos funcionários públicos das Etecs, Fatecs e Administração Central do CPS garantem o acesso à qualificação básica, à formação técnica, ao ensino superior de tecnologia e à pós-graduação de excelência a mais de 300 mil estudantes, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo.

Data comemorativa

O dia 28 de outubro é data consagrada às comemorações do Dia do Funcionário Público em todo o Brasil. A homenagem alude à data da decretação do primeiro Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, em 1939, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Em 2020, a suspensão do expediente em comemoração ao Dia do Funcionário Público nas repartições públicas estaduais será no dia 30 de outubro, sexta-feira, por se mostrar mais conveniente aos servidores e Administração Estadual. A decisão foi definida no último dia 19 pelo Governador do Estado de São Paulo, João Doria, por meio do Decreto n.º 65.257/2020.

Princípios

O papel do servidor público é, justamente, o de servir à população por meio da prestação de serviços de qualidade que atendam às expectativas da comunidade. Cabe a ele a função de zelar e agir para o atingimento dos objetivos de legalidade (o cumprimento da Lei), impessoalidade (tratamento igualitário), moralidade (ética e cidadania organizacional), publicidade (prestação de contas à população) e eficiência (boa gestão dos recursos e serviços) da Administração Pública.