URH lança ambiente no SIG para agendamento de Exame de Retorno ao Trabalho

29 de dezembro de 2022 5:00 pm Saúde e Segurança do Trabalho

Passo-a-passo completo está disponível na página da URH | Ilustração: Storyset/Freepik

Por meio do Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional (NPSO), do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB), a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) acaba de disponibilizar uma nova funcionalidade para controle dos exames médicos ocupacionais no Sistema Integrado de Gestão (SIG). A partir de hoje (29), as diretorias de serviço da área administrativa das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central podem efetuar o agendamento dos exames de retorno ao trabalho.

De acordo com o manual disponibilizado pelo NPSO, o Exame de Retorno ao Trabalho deve ser realizado para afastamentos iguais ou superiores a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, com agendamento para o 1º dia de retorno do servidor, conforme determina a Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7). Para os demais afastamentos, ao retornar, o servidor fará o Exame Periódico.

Assim como nos demais exames médicos ocupacionais do CPS, após o agendamento do Exame de Retorno ao Trabalho, o servidor deverá ser encaminhado para realizar o procedimento junto à empresa terceirizada que presta serviços de saúde e segurança do trabalho e retornar com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para a unidade de ensino.

Passo-a-passo

A dinâmica de agendamento do exame pelo SIG é muito próxima às dos demais exames médicos ocupacionais disponíveis no sistema. Para auxiliar as unidades de ensino, um tutorial com o passo-a-passo de como realizar os procedimentos está disponível na página de manuais da URH: urh.cps.sp.gov.br/manuais/exame-retorno-trabalho.