Unidade de Recursos Humanos abre inscrições para aulas online de ginástica laboral e academia aos professores e servidores administrativos

Atenta às necessidades dos servidores, a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza começa a disponibilizar, na próxima semana, aulas de ginástica laboral e academia para todos os professores e servidores da instituição […]

24 de abril de 2020 12:05 pm Saúde e Segurança do Trabalho

Interessados podem se inscrever para aulas on-line de ginástica laboral e academia no site da URH | Foto: Bruno Nascimento/Unsplash

Atenta às necessidades dos servidores, a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza começa a disponibilizar, na próxima semana, aulas de ginástica laboral e academia para todos os professores e servidores da instituição remotamente.  Neste momento de teletrabalho, foram mobilizadas as equipes responsáveis pelo Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB), pelo Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO), e pelos Projetos Comunicação e Pessoas para desenvolverem um ambiente virtual interativo, no qual todos tenham a oportunidade de praticar exercícios físicos diariamente dentro de suas casas.

A URH acredita que a iniciativa pode contribuir, neste momento de isolamento social,  para a melhoria de postura, alívio de estresse e de tensão muscular, ajudando a prevenir lesões por esforço ou repetição e doenças traumáticas, além de servir como um momento de distração e interação entre os servidores de toda a instituição.

Inscrições abertas

Para ter acesso às aulas, os interessados devem realizar a inscrição clicando aqui, preenchendo o formulário com seus dados pessoais e funcionais. Todas as atividades serão realizadas dentro da plataforma Microsoft Teams, disponível para todos os servidores e docentes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Administração Central.

As inscrições ficam abertas por prazo indeterminado. Após a inscrição, os servidores e professores serão incluídos na sala de aula da ginástica laboral e academia, podendo acompanhar as aulas conforme disponibilidade e deixar a sala em qualquer momento.

Um tutorial detalhado de como acessar e utilizar o ambiente virtual no Microsoft Teams para as aulas de ginástica laboral e academia foi disponibilizado pela URH. Para acessá-lo, clique aqui.

Cartilha elaborada por Coordenadores de Projeto da Unidade de Recursos Humanos fica disponível para consulta | Foto: Divulgação

Corpo são, mente sã

Um ambiente de trabalho confortável e seguro é imprescindível para o bem-estar de todos os servidores e, para que esse quadro seja uma realidade no momento de teletrabalho, são necessárias ações preventivas e o empenho de cada um. Além de facilitar as atividades funcionais, um ambiente adequado previne patologias que podem surgir por esforço repetitivo.

O aprofundamento científico em torno do estudo das adaptações dos postos de trabalho evidencia a melhoria da qualidade de vida e da atividade laboral. A ergonomia tem como principal foco trazer, de maneira eficaz, técnicas adaptativas para facilitar as atividades diárias dos trabalhadores, buscando prevenir patologias que podem surgir por esforço repetitivo, melhorando o rendimento de seus praticantes.

Atividades realizadas de maneira ou posições incorretas, além do mobiliário, iluminação e ambiente impróprios, podem causar uma série de problemas físicos, como dores e lesões, gerando consequências, muitas vezes graves, para o indivíduo.

A ginástica laboral pode trazer muitos benefícios para quem pratica. Os exercícios devem ser orientados por profissionais habilitados e, por isso, o Centro Paula Souza disponibiliza Professores Coordenadores de Projeto da área de Educação Física e estagiários responsáveis pelo preparo de vídeos instrucionais de exercícios, tanto de ginástica laboral, quanto de academia. A orientação é que a ginástica laboral seja realizada diariamente, contudo pode ser feita de acordo com a disponibilidade de cada um.

Participantes

Desde o início das atividades no final de abril, a sala de aula da ginástica laboral e academia do Centro Paula Souza conta com a participação de mais de 600 servidores da instituição. (Atualizado em 06/05/2020)

Compartilhe


Veja também