Teletrabalho traz novos aprendizados à vida profissional

Com a pandemia do novo coronavírus, a rotina de trabalho dos servidores teve que se adaptar à nova realidade, tanto na Administração Central, quanto nas Unidades de Ensino do Centro Paula Souza (CPS). A necessidade […]

7 de agosto de 2020 9:51 am Desenvolvimento de Pessoas

Desenvolvimento de novas competências e habilidades foi um dos ganhos do teletrabalho. | Foto: Michael Soledad / Unsplash

Com a pandemia do novo coronavírus, a rotina de trabalho dos servidores teve que se adaptar à nova realidade, tanto na Administração Central, quanto nas Unidades de Ensino do Centro Paula Souza (CPS). A necessidade de superar estes novos desafios trouxe aprendizados importantes a todos na instituição.

Com o trabalho acontecendo remotamente, aproveitar os recursos disponíveis de forma proveitosa se tornou ainda mais essencial. Com os recursos certos, como, por exemplo, aplicativos disponíveis para a execução das tarefas e a possibilidade do acesso remoto à rede do CPS ou das Unidades de Ensino, os serviços essenciais continuaram sendo executados.

Fortalecimento da gestão de desempenho e responsabilidade

Ao superar os desafios trazidos pelo home office, como manter o foco e ter responsabilidade e disciplina, é possível fortalecer a gestão de desempenho. Além de definir e alinhar as expectativas para o teletrabalho e acompanhar a performance dos servidores à distância, avaliar resultados e implantar ações de melhoria e desenvolvimento foram necessários neste período.

O cenário de colocar 20 mil servidores atuando remotamente em todo o Estado era, até pouco tempo, nada previsível. Com as medidas tomadas durante a quarentena, foi possível encarar a situação com um novo olhar de possibilidades. O desenvolvimento de novas competências e habilidades dos servidores neste período é um dos ganhos trazidos pela mudança nas rotinas de trabalho.

Senso de coletividade

Apesar do distanciamento social, é importante manter uma relação coletiva com os colegas de trabalho, de trabalhar e desenvolver a empatia, realizando ações solidárias como auxiliar quem precisa de apoio.