Retrospectiva URH: confira o que foi destaque em 2020

Ano entrará para a história com a adoção do teletrabalho como forma de garantir a saúde e a segurança dos quase 20 mil professores e servidores administrativos do CPS

22 de dezembro de 2020 2:33 pm Desenvolvimento de Pessoas

Ano foi marcado pelo teletrabalho e pela necessidade urgente de se adaptar às tecnologias | Foto: Divulgação

O ano em que professores e servidores administrativos passaram a trabalhar remotamente foi marcante para a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS). Os desafios da nova modalidade de trabalho para a instituição e as restrições impostas pelo estado de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus deram a tônica a, praticamente, todas as ações da Coordenadoria durante o ano.

Apesar disso, departamentos e projetos da URH se mantiveram produtivos e ações focadas na promoção da saúde mental e bem-estar dos profissionais do CPS foram realizadas à distância.

Relembre alguns dos assuntos que foram veiculados, mês a mês:

Janeiro

O ano de 2020 começou com novidades nos prazos de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) do Governo Federal nas instituições públicas. A URH também abriu espaço para que as Unidades de Ensino possam compartilhar boas práticas de gestão de pessoas.

Fevereiro

Com a contratação de empresa terceirizada, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) passaram a receber serviços especializados de segurança e medicina do trabalho. O Projeto Pessoas deu início a um novo ciclo de ações formativas presenciais de instrutores de treinamento para servidores administrativos da URH. Profissionais da própria Coordenadoria e da Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf) foram contemplados também com formações focadas no desenvolvimento de liderança. Houve também a entrega da estrutura do macroprocesso de Recrutamento, Seleção e Admissão pelos servidores dos projetos Processos e Sistemas. Além disso, a URH destacou o papel das pessoas no trabalho cada vez mais tecnológico e o comprometimento com prazos e exigências legais no eSocial.

Março

No mês em que é comemorado do Dia Internacional das Mulheres, a URH destacou a participação feminina nos papeis de liderança e gestão na própria Coordenadoria e na estrutura do CPS. Também foi o momento para abordar a ação afirmativa em prática na seleção de docentes da instituição, que assegura a pontuação acrescida para pessoas pretas, pardas e indígenas, e desmistificar o fim do eSocial. Antes da quarentena imposta pela pandemia, o Coordenador Técnico e professores coordenadores de projeto da URH visitaram a Hamburger University, espaço destinado à educação corporativa dos funcionários da rede McDonald’s de toda a América Latina. O objetivo da visita foi estreitar laços e trocar experiências.

Abril

Com o teletrabalho, a URH abriu espaço virtual de aulas remotas gratuitas de ginástica laboral e academia para professores e servidores administrativos do CPS. Um tutorial de como acessar a sala no Microsoft Teams foi preparado para auxiliar os interessados. Dicas de como organizar a rotina no home office também ajudou a produtividade dos profissionais da instituição.

Maio

Em maio, a URH destacou a necessidade obrigatória do uso de máscara em todas as dependências do CPS, incluindo Etecs, Fatecs e Administração Central. Servidores administrativos da URH participaram de oficina de mapas mentais e conceituais promovida pelos Projetos Comunicação e Pessoas.

Junho

Comemorando o Dia do Profissional de Recursos Humanos, servidores administrativos do CPS, Diretores e Diretores de Serviço da área administrativa das Etecs e Fatecs, e coordenadores dos Núcleos Regionais Administrativos participaram da segunda edição do URHday, que apresentou a tipologia de Myers-Briggs como ferramenta de gestão de pessoas. Além de abordar assuntos como a importância da comunicação e as novidades do eSocial, a URH promoveu a primeira edição do Bate-papo #FiqueBem, evento online que deu início a série de vídeos sobre saúde mental e bem-estar.

Julho

O segundo semestre começou destacando o importante papel do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da URH para todo o CPS. Também foi possível conhecer melhor o processo de Comunicação de Acidente do Trabalho no eSocial. O ponto alto, no entanto, foi o panorama geral feito pelos Diretores de Departamento da URH sobre a produtividade da Coordenadoria no período de quarentena. Unidades de Ensino receberam informações sobre as novas eleições para formação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) serem realizadas apenas a partir de agosto de 2021. Até lá, membros eleitos e designados para 2019/2020 continuam atuando em 2020/2021.

Agosto

Agosto foi marcado pelos preparativos para a implantação do novo processo de Atualização Cadastral. Os primeiros treinamentos promovidos pela URH capacitaram coordenadores dos Núcleos Regionais Administrativos (NRAs) da URH/UP, Diretores de Serviço da área administrativa das Unidades de Ensino e servidores do Núcleo de Pessoal da Sede (NPS) sobre a operação do novo módulo do SIG. Um novo manual sobre o processo também foi disponibilizado.

Setembro

As ações da segunda série de treinamentos em Atualização Cadastral atingiram mais de 11 mil professores e servidores administrativos inscritos. Além de um manual específico para estes profissionais, a URH também disponibilizou um Guia de Atualização Cadastral com o resumo das principais informações do processo. No final do mês foi a vez da Cipa da Administração Central transmitir a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) virtualmente. A coluna do eSocial antecipou novidades sobre o módulo de horário administrativo.

Outubro

No último trimestre, o CPS deu início à Evolução Funcional 2020. Dividida nos processos de Progressão e Promoção, a ação permite que empregados públicos e servidores estatutários da instituição tenham a possibilidade de ascensão na carreira. CPS também iniciou a retomada dos processos seletivos simplificados de docentes. Uma segunda edição do Bate-papo #FiqueBem também foi promovida para tirar dúvidas dos servidores sobre saúde mental e segurança do trabalho no home office híbrido. O gerenciamento de processos da URH foi tema de aula em Fatec e o primeiro ciclo formativo para líderes da Ugaf foi concluído pelo Projeto Pessoas da URH.

Novembro

Com o prosseguimento inicial dos processos seletivos simplificados, as admissões de docentes por prazo determinado também foram retomadas. As ações do Projeto Comunicação, como o novo site e informativo periódico da URH, completaram um ano de atividade. A coluna do eSocial abordou que o monitoramento de saúde do trabalhador pelo sistema dará novas funcionalidades para agendamento e controle dos exames ocupacionais no SIG. Etecs e Fatecs ficaram autorizadas a dar prosseguimento aos processos seletivos simplificados interrompidos devido a pandemia. Novas etapas devem observar o Protocolo Sanitário Institucional do CPS.

Dezembro

Resultados da Promoção e Progressão foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) e ficaram disponíveis, mais detalhadamente, no SIG. Com a possibilidade de atendimento médico mediado por tecnologias, empresa terceirizada responsável passou a realizar os exames ocupacionais dos servidores do CPS remotamente. Simplificação das informações prestadas devido à modernização do eSocial também foi assunto.

Compartilhe


Veja também