Retrospectiva 2021: confira o que foi notícia na URH

O ano foi marcado pela vacinação e pelo retorno presencial dos servidores às rotinas de trabalho; as ações de treinamento e desenvolvimento foram destaque na Coordenadoria

8 de dezembro de 2021 8:39 am Desenvolvimento de Pessoas

O ano em que professores e servidores administrativos foram vacinados e voltaram à rotina de trabalho totalmente presencial foi marcante para a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS). Os desafios para o retorno seguro, a incorporação dos protocolos sanitários à rotina de trabalho e o papel mais estratégico das ações deram a tônica na Coordenadoria durante este ano.

A manutenção e melhoria da produtividade dos departamentos e projetos da URH e a crescente preocupação com a construção de uma área de RH mais estratégica foram os destaques. Relembre alguns dos assuntos que foram veiculados, mês a mês:

Janeiro

Um novo módulo para cadastramento de profissionais contratados na modalidade de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) no Sistema Integrado de Gestão (SIG) foi anunciado para ser implantado no mês seguinte; a novidade trouxe maior celeridade ao processo. Ainda, os servidores administrativos e docentes do CPS tiveram a oportunidade de acesso ao atendimento médico hospitalar e ambulatorial do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) a partir de desconto em folha de pagamento.

Fevereiro

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) passaram a abrir Processos Seletivos Simplificados (PSS) de docentes com inscrições on-line disponibilizadas pelo Departamento de Gestão de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docente (DGSDAD). Os servidores administrativos e docentes do CPS começaram a contar com um novo endereço eletrônico para consultar os manuais virtuais da URH: urh.cps.sp.gov.br/manuais. Em novos documentos, a URH também instruiu as unidades de ensino e servidores sobre a retomada das aulas e atividades presenciais. E um novo módulo para cadastramento de profissionais contratados sob regime de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) no Sistema Integrado de Gestão (SIG) foi implantado em fevereiro.

Março

URH anunciou mais de 35 ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas previstas para o primeiro semestre de 2021; o objetivo foi desenvolver competências e habilidades dos diretores de serviço novos e em continuidade. A terceira edição do Bate-papo #FiqueBem foi transmitida ao vivo pelo Teams e abordou os desafios da saúde mental na Educação após a pandemia do novo coronavírus. Uma matéria da URH também mostrou que as mulheres estão à frente da superintendência da instituição e no comando de diversas áreas e unidades de ensino.

Março: mulheres são 45% do total de servidores do Centro Paula Souza; a partir da esquerda: Emilena Bianco, Eliane Leite, Laura Laganá, Thais Fortes e Rosimar Schinelo | Foto: Divulgação

Abril:

Núcleo de Movimentação de Pessoal (NMP) anunciou treinamentos técnicos sobre as rotinas da área.

Maio:

Mais de 500 servidores da área administrativa das Etecs, Fatecs e Núcleo de Pessoal da Sede (NPS) que trabalham diretamente com rotinas de RH participaram de uma série de treinamentos técnicos promovidos pelo Núcleo de Movimentação de Pessoal (NMP), do Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF) da URH.

O Departamento de Gestão de Folha de Pagamento (DGFP) da URH informou as unidades de ensino sobre o recolhimento das competências de abril a julho de 2021 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de servidores da instituição. Também foi transmitida a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Administração Central do CPS. E o URHday deste ano recebeu Luciana Ferreira, especialista em gestão estratégica de pessoas, e abordou a gestão humanizada no ambiente corporativo e na Administração Pública.

Junho:

Foram publicados no Diário Oficial os cronogramas de Evolução Funcional dos servidores do CPS e um treinamento técnico abordando os processos de Promoção e Progressão foi transmitido pela equipe do DGEF para as Comissões Locais. O Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO) realizou um webinar sobre a atuação das Cipas.

Maio: Servidores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) participam de treinamentos técnicos promovidos pelo Núcleo de Movimentação de Pessoal (NMP), do Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF)

Julho:

Foram oferecidas novas vagas para atuação nos projetos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e Comunicação da URH. Com inscrições on-line, as seleções de docentes tiveram mais de 53 mil candidatos no 1º semestre; de acordo com DGSDAD, nas Fatecs foram 6.780 inscrições para os 345 processos abertos até junho de 2021; já nas Etecs, foram 46.309 candidatos inscritos nos 3.595 editais de seleção disponibilizados no período.

A URH anunciou uma formação para líderes da Administração Central com o objetivo principal de instrumentalizar estrategicamente a liderança da instituição. Um treinamento de folha de pagamento foi transmitido pelo Núcleo de Pagamento de Pessoal (NPP) do DGFP. Além disso, a URH passou a oferecer formações específicas para servidores administrativos das Unidades de Ensino, Administração Central e da própria Coordenadoria.

Agosto:

Café com Líderes discutiu a liderança pública e trajetória profissional; a iniciativa da URH também promoveu um bate-papo sobre comportamento organizacional. Os servidores do CPS puderam conferir os detalhes dos resultados da Progressão e da Promoção no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da URH. O NPSO promoveu o #VemPraCipa, com o objetivo de despertar o interesse e incentivar os servidores a atuarem nas Cipas. O DGFP transmitiu um treinamento sobre rescisão de contrato de trabalho para todas as unidades de ensino.

Setembro:

O Bate-papo #FiqueBem recebeu Daniela Ramos, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para uma conversa sobre saúde mental e bem-estar. O Café com Líderes apresentou mindfulness e comunicação para gestores do CPS. E o Núcleo de Contagem de Tempo (NCT) lançou uma série de vídeos tutoriais detalhando os conceitos e procedimentos para a contagem de tempo dos servidores da instituição.

Agosto: URH recebe as professoras Laura Laganá e Emilena Lorenzon Bianco, diretora-superintendente e vice do CPS, para discutir liderança pública e trajetória profissional no Café com Líderes

Outubro:

Uma nova portaria passou a regulamentar o horário de servidores administrativos do CPS. Um novo módulo do SIG permitiu a inscrição para atribuição de aulas das Etecs virtualmente. A URH lançou um Guia de Saúde Mental para servidores; o e-book trouxe uma série de informações e conteúdos voltados à promoção do bem-estar, com o objetivo de auxiliar os servidores em suas trajetórias de construção de uma saúde mental adequada. No Café com Líderes, os gestores do CPS discutiram o mundo sob nova direção e a mudança de mentalidade.

Novembro:

Os líderes do CPS discutiram a gestão de pessoas por competências. A URH instruiu as Etecs e Fatecs sobre as rotinas de final de ano e implantou um novo módulo de horário administrativo, buscando atender a nova portaria publicada pela superintendência do CPS em outubro; diretorias de serviço das unidades de ensino têm até 14 de janeiro para efetuar os lançamentos no SIG.

Compartilhe


Veja também