Novos concursos abertos para professores de Escolas Técnicas Estaduais

Certames oferecem contrato por prazo indeterminado no Centro Paula Souza; as vagas estão espalhadas em diversas regiões do Estado de SP

26 de maio de 2023 10:30 am Seleção

Candidatos aprovados nos certames terão emprego público permanente de Professor de Ensino Médio e Técnico | Foto: Stefano Oppo/corelens/Canva

Diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) – autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – estão com editais abertos de concursos públicos para a contratação de professores de ensino médio e técnico em diferentes áreas do conhecimento. As vagas abertas são para admissões por prazo indeterminado.

Os editais são lançados por cada unidade de ensino e estão disponíveis na página mantida pelo Departamento de Gestão de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docentes (DGSDAD), da Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS. Atualmente, há oportunidades para diferentes regiões do Estado de São Paulo. Como as datas de inscrição e a oferta de vagas variam, é importante que o cronograma seja acompanhado pelos interessados.

A cada publicação de edital no Diário Oficial do Estado de São Paulo, os candidatos têm um prazo para solicitar a redução ou isenção da taxa de inscrição, no valor total de R$ 113,06. As regras para obtenção do benefício estão descritas nos editais.

A adesão ao concurso deve ser feita exclusivamente de forma on-line. Para participar, o interessado localiza a vaga desejada, preenche o formulário e paga a taxa de participação. Como requisito, o concorrente deve ter licenciatura, bacharelado ou nível superior em tecnologia, com habilitação equivalente à área escolhida para lecionar.

Etapas

Além da prova objetiva, os concursos têm exame de métodos pedagógicos, com a apresentação de uma aula para uma banca examinadora, e prova de títulos, que consiste na análise dos documentos comprovatórios referentes à formação acadêmica. Candidatos pretos, pardos ou indígenas têm a possiblidade de optar pelo Sistema de Pontuação Diferenciada, nos termos do Decreto nº 63.979/2018.

Remuneração

O professor admitido para atuar nos cursos técnicos das Etecs recebe uma remuneração inicial de R$ 20,19 por hora-aula. Dessa forma, o salário inicial para um docente, com atribuição máxima de 34 horas-aula semanais, pode chegar a R$ 4.685,08.

Outras oportunidades

Além de Etecs, há concursos públicos abertos para a contratação de professores de ensino superior para Faculdades de Tecnologia (Fatecs) geridas pelo CPS. As oportunidades estão disponíveis no mesmo portal. Entre os requisitos mínimos para atuar nas Fatecs estão a graduação em uma das áreas da disciplina, especialização na mesma área da graduação e experiência profissional relevante de, pelo menos, 5 anos na área do componente curricular. Caso possua mestrado ou doutorado, o candidato não precisa possuir especialização lato sensu na área, e o tempo de experiência profissional cai para 3 anos.

Para lecionar nas Fatecs, o ingressante recebe R$ 34,13 por hora-aula. Considerando a atribuição máxima de 28 horas-aula semanais, o salário inicial pode chegar a R$ 7.794,43.

Processos seletivos simplificados

Além dos concursos para a docência em Etecs e Fatecs, diversas unidades de ensino também possuem editais abertos para a seleção e contratação temporária de professores por meio de Processos Seletivos Simplificados (PSS). Nesta modalidade, os certames das Escolas Técnicas Estaduais são para cadastro reserva, enquanto os das Faculdades de Tecnologia oferecem vagas para a admissão imediata por prazo determinado. Os editais estão disponíveis no mesmo site dos concursos públicos.

Publicação adaptada de nota veiculada pela Assessoria de Comunicação (AssCom) do CPS