Novo processo de admissão facilita a rotina nas Etecs e Fatecs

Diretores de serviço da área administrativa das unidades de ensino destacam pontos positivos da otimização do processo, que agora acontece pelo Sistema Integrado de Gestão da URH

7 de abril de 2022 10:47 am Benefícios

Remodelagem do processo contou com a participação de servidores de diversas áreas da URH | Foto: Ades Torres

Os resultados do novo módulo do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para a admissão de professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vêm sendo monitorados desde sua implantação, em 26 de janeiro. Além de atender às exigências do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), a funcionalidade busca melhorar o fluxo e a integridade das informações.

Antes do novo módulo, cada contratação demandava maior tempo para a efetivação, isso porque grande parte dos processos aconteciam de forma manual pelas unidades e Administração Central. “Com apenas dois meses de funcionamento, o sistema permitiu que a URH processasse mais de 1300 admissões, que equivalem a praticamente metade da quantidade de contratações de todo o ano de 2021”, disse a orgulhosa diretora do Núcleo de Controle Funcional (NCF), Ilza Mary do Nascimento.

O ganho de produtividade confere celeridade e vai de encontro ao senso de urgência que as unidades de ensino requerem. Ilza Mary explica que o desempenho da equipe do NCF foi fundamental para o sucesso da ação. “Eu preciso agradecer nominalmente ao André Rando, ao Edilson da Silva, ao Hudemberg Souza, ao Lucas Menezes e à Rosana Araujo por fazerem tudo dar certo”, disse.

AnoTotal de admissões
20192012
20201163
20212715
2022 (até 31/mar)1320
Total de contratações processadas pelo NCF nos últimos anos

Nas unidades de ensino

Para o diretor de serviço da área administrativa da Etec Adolpho Berezin, em Mongaguá, Rafael Nascimento, a integração do SIG com o sistema de certames e a redução no preenchimento de formulários foram os pontos mais expressivos. “Isso permite maior qualidade no tratamento das informações e, consequentemente, a redução de erros e retrabalhos”, enfatizou. “Além disso, o fato das áreas envolvidas na admissão estarem inseridas no mesmo módulo do SIG contribuiu para a otimização do processo, eliminando procedimentos.”

Emerson Silva, diretor de serviço administrativo da Fatec Presidente Prudente, no oeste de SP, conta que, inicialmente, foi necessário se adaptar ao novo processo. “Porém, devido às funcionalidades e interface intuitiva do sistema, foi muito fácil a aceitação e o entendimento”, frisou. “Vejo um avanço muito grande com a implantação desse módulo, pois traz a unificação de várias atividades que tínhamos que fazer, resultando assim, em melhores resultados ao nosso dia a dia”, disse.

Em outra Etec, em São Sebastião, no litoral norte do estado, o modo de admitir novos docentes pelo SIG representou um verdadeiro marco na agilidade das contratações, na centralização das informações em um sistema confiável, na maior transparência dos processos e, até mesmo, na preservação do meio ambiente, já que os trâmites acontecem sem necessidade de impressão. “Como toda implantação, no começo tivemos dificuldades, porém o sistema trouxe diversos benefícios”, relatou o diretor administrativo da unidade, Felipe Contini.

Outro diretor administrativo, da Fatec Giuliano Cecchettini, em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, reforça que os resultados já são sentidos na unidade de ensino. “O processo de análise e retorno do NCF para com as unidades ficou mais rápido, mais assertivo e a integração do SIG com o sistema de certames ajudou bastante”, contou Mauricio Mariano. “Alguns procedimentos como a publicação da portaria de admissão e do ato decisório, por exemplo, foram facilitados e acontecem quase que automaticamente.”

Agradecimentos

O novo processo só é possível graças ao empenho dos servidores de diversas áreas e departamentos da URH, que atuaram na análise do processo, desenvolvimento do sistema, testes, implantação e acompanhamento. Entre os envolvidos, temos os profissionais do Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF), Ogali Fukushima, Andreia Fredo, Rafael Fucci e Luciana Dedes; do NCF, Thiago Augusto, Lorayne Guedes e Ilza Mary do Nascimento; e do SIG, Ilaercio Fioramonte Filho, Brunno Santos, Rodrigo Salgado e Ronaldo Silva.

Rafael Nascimento, diretor administrativo da Etec Adolpho Berezin, em Mongaguá | Foto: Divulgação
Emerson Silva, diretor de serviço da área administrativa da Fatec Presidente Prudente | Foto: Divulgação
Maurício Mariano, diretor de serviço da área administrativa da Fatec Franco da Rocha
Servidores do NCF/DGEF, da esquerda para a direita: Lucas Menezes, Thiago Augusto, Lorayne Guedes, Andreia Fredo, Ilza Mary, Ogali Fukushima, Rosana Araújo, Hudemberg Souza, André Rando e Edilson Silva | Foto: Ades Torres