Medidas de segurança protegem dados dos servidores no SIG

2 de março de 2021 11:00 am Vida Funcional

Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos reúne dados dos quase 20 mil servidores do CPS | Foto: Divulgação

Novas ações de segurança para a proteção de dados de professores e servidores administrativos do Centro Paula Souza (CPS) no Sistema Integrado de Gestão (SIG) vem sendo constantemente implementadas pela Unidade de Recursos Humanos (URH).

Todas as informações tramitadas no SIG, principalmente as que se referem aos dados pessoais e sensíveis dos servidores do CPS, são tratadas de forma extremamente responsável. Somente as áreas internas da instituição e os órgãos oficiais para execução de obrigações trabalhistas e créditos têm acesso. Desde sua implantação em 2013, nenhum registro de vazamento de dados foi detectado.

“Temos uma equipe muito boa e comprometida em desenvolver e aprimorar o sistema”, contou Ilaércio Fioramonte Filho, servidor do Departamento de Gestão de Folha de Pagamento (DGFP) que gerencia o SIG. “São mais de 20 artefatos de segurança atuando conjuntamente para garantir que as informações do sistema sejam devidamente tratadas e protegidas”, explicou.

Além do registro de logs – rastros digitais de movimentação no sistema -, o SIG conta com uma série de certificações de segurança e criptografia do acesso e tramitação dos dados. O sistema também efetua o backup (salvamento) diário das informações e possui medidas contra ataques de invasores. Recentemente, uma nova política de senhas também foi implementada para reforçar e garantir a identificação dos usuários, dentre diversas outras ações.

Sistema Integrado de Gestão

O SIG é uma das principais ferramentas informatizadas do CPS para o gerenciamento de rotinas administrativas. Com uma interface amigável e de fácil operação, o sistema é responsável não só por padronizar grande parte dos processos de recursos humanos desempenhados pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), mas também por contemplar funcionalidades que atendam outras áreas do CPS, como a Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), a Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), a Unidade de Formação Inicial e Continuada (Ufiec) e a Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf).

Apreciado pelas diretorias de serviço da área administrativa das unidades de ensino, o SIG também possui ambiente próprio para os servidores acessarem informações sobre sua vida funcional e realizar eventuais rotinas de sua competência de forma ágil e didática, sem necessidade de comparecimento presencial.