Tutorial | Solicitação de Exame Admissional para Estagiários

Para orientar as Unidades de ensino, o Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO), do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB), preparou uma série de informações com um passo-a-passo para a operação do ambiente de solicitação do Exame Admissional para Estagiários no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS).

Realize a leitura completa do tutorial, clicando nos botões abaixo. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco por meio do e-mail: npso.exames@cps.sp.gov.br.

O exame admissional tem validade de 30 dias. Caso a admissão não seja finalizada dentro desse prazo, um novo exame deverá ser realizado.

Ilustração: Storyset/Freepik
Este procedimento exige uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

Após liberação da vaga pelo Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF), efetue o agendamento do Exame Admissional para Estagiários pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH).

a. Acesse o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) pelo endereço sigurh.cps.sp.gov.br;

b. Efetue o login, inserindo o seu CPF (sem pontos ou traços) e, a seguir, a sua senha.

c. Nos atalhos rápidos, acesse a Área do Diretor de Serviço;


d. Clique no menu Admissão e, a seguir, em Estagiários.

1. No submenu Estagiário, clique em Estagiário – Listagem.

2. Selecione o estagiário e clique em ? Abrir Cadastro.

3. Na aba ASO, clique em Agendar Exame Admissional.

4. Confira os dados exibidos e clique em Agendar ASO.

5. Informe duas sugestões de datas, sendo a primeira, com 72 horas úteis (excluindo-se sábados, domingos e feriados) de antecedência.

6. Indique se o candidato possui doença pré-existente. Em caso positivo, anexe documento comprobatório, clicando em Escolher Arquivo.

7. Clique em Confirmar, ao final da página.

Um e-mail será enviado à empresa terceirizada para agendamento, com todos os dados, com cópia para o endereço de e-mail da Diretoria do Serviço. A empresa responderá para o e-mail da Diretoria de Serviços da Unidade, contendo a Guia de Autorização de Exames, preenchida com os dados do estagiário, data, horário e endereço do local onde será realizado o exame.

8. Ao receber esta Guia de Autorização de Exame, confira todos os dados e a encaminhe imediatamente ao estagiário, orientando-o a levar a Guia impressa, juntamente com seus documentos originais.

Caso a Diretoria de Serviços não receba um e-mail com a Guia de Autorização de Exames em até 24 horas anteriores à data agendada, entre em contato com a empresa terceirizada para reenvio: cps.agendamento@ambientalqvt.com.br.

Se houver necessidade, a Diretoria de Serviços poderá alterar a data do agendamento, desde que com 24 horas de antecedência. 

1. Acesse o ambiente de Estagiário e vá na Aba Saúde Ocupacional. Depois, clique em Exame Admissional.

2. Clique em Conferir dados.

3. Na lista de exames agendados, clique em Operações e, depois, em Alterar datas.

4. Informe duas sugestões de novas datas e horários e clique em Confirmar.

5. Aguarde o retorno da empresa terceirizada com a Guia de Autorização de Exames contendo a nova data e informar imediatamente ao candidato. 

Serão permitidas somente 2 (duas) alterações de data pela Unidade.

O candidato, após o exame, receberá 2 (duas) vias do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), sendo uma para ele e outra para a Diretoria de Serviços.

1. Ao receber o ASO do estagiário a Diretoria de Serviços, confira se há assinatura do médico e do servidor e o resultado do exame.

2. Digitalize o ASO e faça o upload do documento no SIG.

2.1. Acesse o ambiente de Estagiário e vá na aba Saúde Ocupacional. Depois, clique em Exame Admissional, buscando pelo candidato desejado.

2.2. Clique em Conferir dados.

2.3. Na lista de exames agendados, clique em Operações e, depois, em Informar dados de realização.

2.4. Informe o nome e o CRM do médico, além do Estado emissor do CRM, data de realização e o resultado do exame médico admissional (Apto ou Inapto).

2.5. Faça o upload do documento digitalizado, clicando em Escolher Arquivo e, depois, em Enviar.

Será liberado um link para que o Núcleo de Controle Funcional (NCF) do Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF) tenha acesso ao resultado do ASO e prossiga ou não com a contratação.

O exame admissional tem validade de 30 dias. Caso a admissão não seja finalizada dentro desse prazo, um novo exame deverá ser realizado.

Caso o estagiário não compareça ou cancele com menos de 24 horas após a data agendada, a Diretoria de Serviços deve justificar a não realização do exame.

1. Acesse o ambiente de Estagiário e vá na aba Saúde Ocupacional. Depois, clique em Exame Admissional.

2. Clique em Conferir dados.

3. Na lista de exames agendados, clique em Operações e, depois, em Justificar não realização.

4. Escolha o novo status.

5. Selecione a justificativa apresentada pelo candidato, descrevendo e/ou anexando documentos comprobatórios, se for o caso.

Nestes casos, o exame poderá ser reagendado apenas mais 1 (uma) vez.