Tutorial | Entrega de Comprovante de Votação

O módulo Comprovante de Votação é uma ferramenta implementada pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) no Sistema Integrado de Gestão (SIG) destinada aos servidores docentes e administrativos para que possam realizar a entrega dos documentos comprobatórios, que serão posteriormente validados pelo Diretor de Serviços da área administrativa da sua unidade sede.

A comprovação de votação nas Eleições 2020 pelo SIG é opcional, podendo o servidor entregar o documento conforme orientações de sua unidade (por e-mail ou presencialmente). O envio do comprovante pelo sistema só será obrigatório a partir das Eleições 2022.

Abaixo, é possível encontrar todas as informações referentes ao processo, com o passo-a-passo e demais orientações para que os servidores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Administração Central do CPS possam efetuar a inserção dos comprovantes no SIG. Também estão disponíveis orientações para que os Diretores de Serviço da área administrativa possam validar os documentos.

Ilustração: Storyset/Freepik
De acordo com Código Eleitoral (Inciso II, Parágrafo 1º, Art. 7º), sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, o eleitor não poderá receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.

? Quem terá acesso aos meus dados?

Além de você, os servidores da Diretoria de Serviço da área administrativa de sua unidade de ensino responsáveis pela validação das informações e, eventualmente, servidores ou áreas da Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) poderão visualizar sua comprovação eleitoral.

? Como meus dados serão tratados?

Seus dados serão armazenados no sistema da mesma maneira que já acontece nas unidades de ensino. As informações só serão compartilhadas pelo CPS com outros órgãos públicos por imposição legal e/ou judicial.

? Meus dados estão seguros?

Sim! O Sistema Integrado de Gestão conta com mecanismos de segurança apropriados e modernos, que possibilitam a realização de diversos processos administrativos periódicos. Desde sua implantação, nenhuma perda ou exposição de dados dos mais de 20 mil servidores do CPS foi registrada.

? O CPS pode exigir a entrega do comprovante digitalmente?

Pode sim! O novo procedimento, pelo SIG, não conflita com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), visto que o tratamento de dados pessoais advindo da entrega do comprovante eleitoral se trata de uma obrigação legal (Art. 7º, inciso II da LGPD).

? Alguém vai saber se deixei de entregar o comprovante?

Sim. A Diretoria de Serviço da área administrativa de sua unidade terá de verificar e validar o comprovante entregue por cada servidor. Assim, será possível identificar arquivos inconsistentes e a não entrega da documentação requerida.

Este procedimento exige uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

1. Acesse o ambiente de Comprovante de Votação no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH).

1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) pelo site sigurh.cps.sp.gov.br.

2. Efetue o login com seu CPF e senha.

3. No menu à esquerda, entre na Área do Servidor.

4. Clique em Prontuário Eletrônico e, a seguir, em Comprovante de Votação.

Siga os passos na aba seguinte deste tutorial para anexar os comprovantes no sistema.

Ao acessar o ambiente de Comprovante Eleitoral, serão exibidos os pleitos eleitorais cujos comprovantes podem ser inseridos pelo servidor, incluindo os turnos conforme tipo de eleição e município.

2. Clique sobre o ícone da coluna Comprovante para inserir a cópia digitalizada do Comprovante de Votação ou Justificativa Eleitoral do respectivo turno eleitoral desejado.

3. Clicando em Alterar, selecione o Estado de seu domicílio eleitoral.

4. Depois, clique em Alterar, digite o município de seu domicílio eleitoral, selecione-o na lista apresentada e clique em Selecionar município.

5. Clique em Alterar e selecione o tipo de comprovante eleitoral que irá anexar ou, se for o caso, indique que não houve eleição em seu domicílio eleitoral.

Note que são aceitos os seguintes documentos comprobatórios:
– Comprovante de Votação: documento obtido no ato da votação, entregue pelo mesário da seção eleitoral;
– Justificativa de Voto: documento obtido no ato da justificativa eleitoral;
– Certidão de Quitação Eleitoral: documento que pode ser obtido digitalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio do site www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.

6. Clique em Escolher Arquivo para selecionar o documento selecionado.

7. Para finalizar o lançamento do turno selecionado, clique em Enviar comprovante e, depois, repita o processo para o outro turno eleitoral (se disponível).

1. Acesse o ambiente de Validação do Comprovante de Votação no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH).

1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) pelo site sigurh.cps.sp.gov.br.

2. Efetue o login com seu CPF e senha.

3. Nos Atalhos Rápidos, selecione a Área do Diretor de Serviço.

4. Clique no menu Vida Funcional, depois em Prontuário Digital e, a seguir, em Validar comprovante de votação.

Siga os passos na aba seguinte deste tutorial para validar os comprovantes anexados pelos servidores de sua unidade de ensino.

Ao acessar o ambiente de Validação de Comprovante de Votação, serão exibidos os servidores de sua unidade de ensino. Caso existam comprovantes eleitorais inseridos pelo servidor a serem avaliados pela Diretoria de Serviço, aparecerá indicada a quantidade de documentos na coluna Aguardando OP.

Conforme forem validados ou invalidados, as quantidades constarão nas respectivas colunas. Em Status será possível verificar se a situação do servidor em relação à comprovação é regular ou irregular.

2. Selecione o servidor que deseja validar e clique em Abrir na coluna Enviados.

3. Clique em Abrir para visualizar o comprovante do turno selecionado e clique em Validar ou Invalidar o documento.

Ao final, se estiver tudo correto, após a validação, o status do servidor passará para Regular.