Gerenciamento de processos da URH é tema de aula em Fatec

Estudantes do curso superior tecnológico de Informática para Negócios da Fatec São Bernardo do Campo, localizada na Região do ABC, tiveram oportunidade de conhecer o Projeto BPM, que coordena as ações de gerenciamento de processos da Unidade de Recursos Humanos do CPS, durante aula de Gestão e Operação por Processos.

29 de outubro de 2020 11:51 am Desenvolvimento de Pessoas

Encontro demonstrou fases do gerenciamento de processos da URH. | Foto: Divulgação (Fatec SBC/XPS/Unsplash)

Os alunos do curso de Informática para Negócios da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Adib Moisés Dib, em São Bernardo do Campo, tiveram, no dia 19 de outubro, uma aula sobre o Projeto BPM da Unidade de Recursos Humanos (URH), responsável pelo gerenciamento de processos de negócios da coordenadoria. O bate-papo aconteceu virtualmente, pelo Microsoft Teams, como complemento ao conteúdo do componente curricular de Gestão e Operação por Processos.

A ação contou com a participação da professora Rosane Lourdes Souza e do professor André Renato Álli, que coordenam as ações do projeto na instituição. “A experiência foi revigorante, na verdade, pois o contato com a sala de aula é sempre um momento muito precioso”, contou Rosane, que atua à frente de gerenciamento de processos na Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) desde 2018. Para ela, a oportunidade foi importante para contar como o conteúdo relacionado ao BPM tem sido aplicado numa instituição pública do porte do CPS. “Os alunos irão para o mercado de trabalho com um estudo de caso bem encorpado na bagagem”, completou.

Aprendizagem significativa

Para a professora da disciplina, Rosângela Kronig, demonstrar exemplos práticos de mapeamento de processos dentro do CPS foi uma experiência gratificante e que impactou positivamente na aprendizagem dos alunos. Segundo ela, trazer profissionais para expor boas práticas de BPM na sala de aula é uma estratégia educacional recorrente e que tem dado certo. “É agregar o que o mercado está mostrando e abrir o horizonte [dos alunos]”, destacou.

Com a aplicação prática dos conceitos vistos em teoria durante as aulas, os alunos conseguem assimilar melhor os conteúdos e visualizar como o gerenciamento de processos acontece no cotidiano corporativo. O objetivo acaba sendo demonstrar a importância da visão de processo e negócio para a melhoria das atividades.

Processos da URH

O gerenciamento de processos da URH é realizado pelas próprias equipes dos funcionários administrativos da coordenadoria em dois projetos, Projeto Processos e Projeto Sistemas. “Foram boas lições aprendidas. O BPM trouxe conceitos importantes e mostrou a necessidade de termos o foco em processos e não em tarefas”, contou a diretora do Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF), Ogali Fukushima, que gerencia o Projeto Processos. “Com isso, passamos a ter uma visão mais analítica dos trabalhos que são desenvolvidos na URH e a interação que existe entre as diversas atividades e áreas internas e externas”, disse. Além de analisar os processos e identificar melhorias, os servidores elaboram descritivos de todas as etapas e realizam o desenho dos fluxogramas, buscando a automatização de cada processo.

Ainda para Ogali, o melhor entendimento das etapas do processo e sua sistematização dão agilidade às atividades e garantem que as ações estarão dentro das conformidades. Com isso, a redução do tempo de execução e diminuição de erros e retrabalho serão impactos positivos nas condições de trabalho e produtividade para a URH e Unidades de Ensino. O objetivo é trabalhar com a melhoria contínua e criar indicadores para avaliar os resultados.

Compartilhe


Veja também