Cultura organizacional impacta diretamente na motivação dos trabalhadores


18 de dezembro de 2019

Compartilhe!

Foto ilustrativa. (Foto: Dylan Gillis | Unsplash)

Toda empresa possui um conjunto de valores, hábitos e crenças, partilhado entre seus integrantes, que difere a organização das demais. Esses valores são manifestados por meio de normas e atitudes, e podem ser utilizados para que a empresa atinja seus objetivos. A essência da cultura de uma empresa pode ser expressa por diversos meios como, por exemplo, a maneira como os funcionários se relacionam e o grau de autonomia ou liberdade existente, ou seja, são as condutas informais que ocorrem diariamente na empresa que definem a sua cultura.

A cultura organizacional deve estar alinhada a aspectos presentes no planejamento, organização, controle e direção, isto é, nos níveis estratégicos (alta gestão) e tático (departamental). Isto explica porque cada departamento tem uma cultura própria, construída a partir dos relacionamentos interpessoais, que se cruzam com o mesmo comportamento observado em outras áreas da mesma instituição.

O clima organizacional favorável colabora para o senso de pertencimento e para a motivação dos trabalhadores, afetando diretamente a produtividade no trabalho. Para Idalberto Chiavenato, importante autor da área de Recursos Humanos e Administração, a motivação dos funcionários está ligada ao incentivo que as pessoas recebem no ambiente de trabalho, que pode acontecer de diversas maneiras como o reconhecimento do trabalho executado, à comemoração do atingimentos de metas de trabalho e a possibilidade da participação nos resultados da instituição, por exemplo.

Ainda segundo o autor, é possível que o clima organizacional possa ter diversas dimensões e se caracterizar de diversas maneiras, podendo ser agradável, dinâmico, afetivo e inovador, como também frio, apático, estático e, até mesmo, hostil. Compete a todos na organização buscar fazer do ambiente de trabalho o mais positivo possível para se trabalhar feliz e produzir mais e melhor.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. — 4. ed. — Barueri, SP : Manole, 2014.