Combate à gordofobia e ao suicídio foi pauta do Setembro Amarelo

Sexta edição do Bate-papo #FiqueBem e encontro virtual do Café com Líderes foram algumas das ações promovidas pela Unidade de Recursos Humanos do CPS

9 de novembro de 2022 10:14 pm Desenvolvimento de Pessoas

Agnes Arruda foi a convidada para o 6º Bate-papo #FiqueBem | Foto: Divulgação

Tradicionalmente, o mês de setembro é destinado à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Uma série de ações são realizadas por áreas da Administração Central e das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS).

Bate-papo #FiqueBem

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, cerca de 96 milhões de adultos apresentam excesso de peso no País (60,3% do total) e 25,9% da população encontra-se em condição de obesidade. Entre as crianças menores de 10 anos, estima-se que 6,4 milhões tenha excesso de peso e 3,1, obesidade.

Atenta à importância da temática e em sinergia com a Comissão de Gestão Participativa do CPS, a URH promoveu uma conversa necessária sobre a gordofobia, atitude de caráter discriminatório e vexatório que pode trazer diversos impactos na saúde emocional de pessoas acima do peso.

Ocorrido em 21 de setembro, a sexta edição do Bate-papo #FiqueBem contou com a participação da jornalista, mestre e doutora em comunicação pela Universidade Paulista (Unip), Agnes Arruda. Agnes abordou a Gordofobia e a Saúde Mental, assunto que já escreveu em revistas científicas e nos seus livros O Peso e a Mídia e Pequeno dicionário antigordofóbico. Os servidores administrativos e docentes do CPS puderam tirar dúvidas e tecer comentários durante a conversa.

Café com Líderes

Em continuidade às ações do Setembro Amarelo, a URH promoveu mais uma edição Café com Líderes no dia 30, com a participação de Regina Nicolósi, fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), especialista em voz, psicóloga, mestre e doutora em Comunicação. Regina falou sobre um tema sensível: o suicídio. O bate-papo abordou as formas como os professores e servidores administrativos podem identificar sinais e gatilhos em colegas e alunos que apresentem comportamentos que possam atentar contra a vida.

Período eleitoral

De 2 de julho até o final do pleito eleitoral no Estado de São Paulo, a veiculação de notícias e a atualização da página da URH deixou de ser feita, devido restrições impostas pela legislação pertinente. Este e outros textos contam os destaques das ações da URH em julho, agosto, setembro e outubro.

Compartilhe


Veja também