Com inscrições on-line, seleções de docentes recebem 53 mil candidatos

Nas Fatecs foram 6.780 inscrições para os 345 processos abertos até junho de 2021. Já nas Etecs, foram 46.309 candidatos inscritos nos 3.595 editais de seleção disponibilizados no período

6 de julho de 2021 3:03 pm Admissão

Inscrição para seleção de professores acontece em página do DGSDAD da URH | Foto: ThisisEngineering RAEng/Unsplash

Atualizado em 07/07/2021, às 08h48min

No primeiro semestre de 2021, mais de 53 mil candidatos se inscreveram para participar dos Processos Seletivos Simplificados (PSSs) para lecionar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS). O levantamento foi feito pelo Departamento de Gestão de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docente (DGSDAD) da Unidade de Recursos Humanos (URH).

Nas Fatecs foram 6.780 inscrições para os 345 processos abertos até junho de 2021, uma média de 19,65 candidatos por edital. Já nas Etecs a proporção foi menor (12,88/edital), com 46.309 candidatos inscritos nos 3.595 editais de seleção disponibilizados no período.

De acordo com a área, a realização das inscrições pela internet facilitou não só a rotina de trabalho das Unidades de Ensino, como também possibilitou que candidatos conseguissem se inscrever em certames com menor deslocamento e exposição durante a pandemia do novo coronavírus.

“O número expressivo de candidatos nos PSSs valida os esforços que a URH tem tido em disponibilizar um sistema confiável e de fácil usabilidade para a seleção de professores em todo o Estado”, contou Luiz Tadeu Muniz de Faria, diretor do DGSDAD.

Inscrições on-line

Desde o começo do ano, os interessados em lecionar nas Unidades de Ensino do CPS podem se inscrever nos PSSs abertos, preenchendo um formulário on-line (Etecs Fatecs) e realizando, no mesmo ambiente virtual, a inclusão de memorial circunstanciado e respectiva documentação comprobatória (pertinentes à graduação, pós-graduação e experiências profissionais).

Candidatos pretos, pardos e indígenas podem fazer uso do sistema de pontuação diferenciada (Lei Complementar nº 1.259, de 15/01/2015 e do Decreto nº 63.979, de 19/12/2018), com aferição de fenotipia através de foto encaminhada no ato da inscrição.

Admissões

Dos editais abertos em 2021, foram admitidos 596 docentes por prazo determinado, sendo 375 Professores de Ensino Médio e Técnico para atuar nas Etecs e outros 221 Professores de Ensino Superior nas Fatecs. As admissões pelos Processos Seletivos Simplificados são regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e legislação complementar.