A importância da comunicação para a gestão de pessoas


10 de junho de 2020

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Foto: John Schnobrich | Unsplash

Comunicar, do latim communicare, nada mais é do que tornar algo comum a alguém. Desse modo, é fácil compreender como o ato da comunicação se trata de uma atividade essencial para a vida em sociedade, para a sobrevivência, e para muitos aspectos da vida humana, além de uma poderosa ferramenta de integração e desenvolvimento dentro dos contextos sociais e empresariais.

Na gestão de pessoas, a comunicação precisa ser, além de presente, eficaz. Uma comunicação bem estruturada é capaz de diminuir os conflitos no ambiente de trabalho, além de impactar diretamente no clima e cultura organizacionais, motivando trabalhadores e engajando equipes para o atingimento dos objetivos da instituição.

Em tempos de pandemia como o vivenciados atualmente, no qual o isolamento e distanciamento sociais inviabilizam as interações humanas como conhecíamos, a comunicação ocupa um papel importantíssimo para as organizações. A clareza nas informações e o uso de ferramentas tecnológicas para suprir as necessidades de socialização se mostram como aliadas para que a produtividade se mantenha sem impactar negativamente na saúde mental e bem-estar de cada trabalhador.

O processo de comunicação

O processo de comunicação consiste em transmitir uma mensagem entre um emissor e um ou mais receptores através de um meio ou canal. Outro elemento que pode estar presente neste processo é o ruído, caracterizado por tudo que afeta o canal e pode interferir na percepção da mensagem.